A Manesco atua de forma estruturada para consolidar a responsabilidade social como um pilar central de sua gestão há mais de uma década. Como resultado dessa construção, o escritório hoje conta com uma equipe majoritariamente feminina, 50% de mulheres na alta liderança, além de 30% de colaboradores negros. Esse compromisso se renova em 2025 com o Pacto Manesco, frente social do escritório que reúne os programas Integridade, Pro Bono e Incluir.
A organização das iniciativas em um único guarda-chuva é resultado natural de uma trajetória sólida. O primeiro Código de Ética da Manesco é de 2014. Em 2018, ele se tornou o Programa Integridade, alinhado à legislação vigente e às orientações da OAB e da CGU.
Em 2016, foi lançado o Comitê Manesco Mulher e, em 2020, o Comitê Manesco de Inclusão Racial. Em 2025, com o Pacto Manesco, essas duas iniciativas se fundiram e deram origem ao Programa Incluir, gerido por comitês de representantes das populações impactadas, que agora se ampliam com a incorporação das pautas LGBTQIA+, de combate ao capacitismo e ao etarismo e de valorização da diversidade religiosa.
Todos os eixos temáticos do Programa Incluir também norteiam há anos os critérios e escolhas da atuação pro bono do escritório, tema que agora é reestruturado e ganha seu próprio programa no Pacto Manesco, o Programa Pro Bono.
A coordenação do Programa Incluir está a cargo dos sócios Maís Moreno — integrante da Harvard Kennedy School Women’s Alumni Network, responsável pela Coordenadoria de Cidadania e Participação Feminina nos Espaços de Poder da OAB-SP e conselheira da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial — e Eduardo Ramires, sócio fundador, que teve desde o início papel fundamental no desenvolvimento e na viabilidade do agora chamado Pacto Manesco.
A atuação é respaldada por legitimações importantes: a Manesco é reconhecida pela ONU como líder no setor em igualdade e equidade de gênero e em diversidade e inclusão racial; é também signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU; dos 10 Compromissos da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial; e é associada ao Instituto Ethos.