Escultura de bronze "Fearless Girl", quando instalada em frente à estátua do Touro de Wall Street, em Nova York; a escultura se tornou um símbolo de resiliência das mulheres (Alex Proimos - 12.jun.2018/Flickr)
Hoje, dia 8 de março, é a data escolhida para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. É um dia importante para se refletir sobre os avanços já percorridos em busca da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, bem como sobre o longo caminho que ainda há pela frente até uma completa equidade entre os gêneros.
O que significa ser mulher hoje? Quais obstáculos e dificuldades as mulheres ainda têm que superar em razão de seu gênero? Como paradigmas de gênero interferem no pleno desenvolvimento feminino? O que podemos (e devemos) fazer, como sociedade e como instituições, para alcançarmos a igualdade de gênero?
O 8 de março também é um dia para celebrar as conquistas alcançadas e as mulheres a nossa volta. O protagonismo é, sem dúvida, delas: das mulheres. Mas o convite para reflexão e celebração é para todos.
"Varal de fotos", montado no hall de entrada do escritório de São Paulo, com imagens das colaboradoras
O Comitê Manesco Mulher esteve à frente do planejamento e execução de algumas ações sobre o tema. Através de fotos e de uma exposição, a ideia foi a de homenagear todas as nossas colaboradoras. Além disso, o Comitê também está organizando uma roda de debate sobre a importância da igualdade de gênero no ambiente de trabalho que será realizada na próxima semana.
Esperamos, com isso, avançar na conscientização de que a igualdade de gênero é pra já, é pra todos, e que todos ganham com isso!
#diadasmulheres #8M #womensday #ganhaganha #éprahoje