LITTERAEXPRESS

LitteraExpress n 664: Dia Internacional das Mulheres - O que isso significa hoje?



08 de Maro de 2018


 


Escultura de bronze "Fearless Girl", quando instalada em frente à estátua do Touro de Wall Street, em Nova York; a escultura se tornou um símbolo de resiliência das mulheres (Alex Proimos - 12.jun.2018/Flickr)


Hoje, dia 8 de março, é a data escolhida para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. É um dia importante para se refletir sobre os avanços já percorridos em busca da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, bem como sobre o longo caminho que ainda há pela frente até uma completa equidade entre os gêneros.


O que significa ser mulher hoje? Quais obstáculos e dificuldades as mulheres ainda têm que superar em razão de seu gênero? Como paradigmas de gênero interferem no pleno desenvolvimento feminino? O que podemos (e devemos) fazer, como sociedade e como instituições, para alcançarmos a igualdade de gênero?


O 8 de março também é um dia para celebrar as conquistas alcançadas e as mulheres a nossa volta. O protagonismo é, sem dúvida, delas: das mulheres. Mas o convite para reflexão e celebração é para todos.



 


 



"Varal de fotos", montado no hall de entrada do escritório de São Paulo, com imagens das colaboradoras


 


Dia Internacional das Mulheres no escritório


O Comitê Manesco Mulher esteve à frente do planejamento e execução de algumas ações sobre o tema. Através de fotos e de uma exposição, a ideia foi a de homenagear todas as nossas colaboradoras. Além disso, o Comitê também está organizando uma roda de debate sobre a importância da igualdade de gênero no ambiente de trabalho que será realizada na próxima semana.

Esperamos, com isso, avançar na conscientização de que a igualdade de gênero é pra já, é pra todos, e que todos ganham com isso!

#diadasmulheres #8M #womensday #ganhaganha #éprahoje



Notas



  • No último final de semana, o Conjur publicou o artigo “Panorama atual sobre dispute boards nos contratos públicos brasileiros”. Assinado por Kelly Ribeiro Felix de Souza e Rodrigo Bortolini, membros do escritório do Rio de Janeiro, o texto traz aspectos gerais dos dispute boards, modalidade alternativa de solução de controvérsias, e sua aplicação nos contratos públicos brasileiros.

  • O advogado Wladimir Antonio Ribeiro será um dos palestrantes no “Seminário de Saneamento e Recursos Hídricos: os desafios da integração”, que será realizado na próxima quinta-feira, 14.mar.2019, em Vitória-ES. As inscrições são gratuitas.

  • A advogada Ana Luiza Calil se tornou mestre em Direito Público pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Em seu trabalho, “Planejamento como mecanismo para inovação: o desafio jurídico de planejar para inovar”, ela defendeu a importância do planejamento para a inovação no setor público e como o direito tem papel fundamental para a organização administrativa e para os arranjos das burocracias.

  • O Portal Migalhas noticiou o lançamento da obra "A Participação do Administrado no Processo de Elaboração dos Contratos de PPP ", da advogada Maís Moreno. O evento será no próximo dia 12.mar, no Rio de Janeiro, e no dia 18.mar, em São Paulo. 




voltar   voltar