história
integridade
universidade manesco
manesco mulher
inclusão racial
estágio
parcerias
parcerias institucionais
escritórios parceiros
LUTA ANTIRRACISTA

O Comitê Manesco de Inclusão Racial (CMIR) foi criado em 2020, e tem como finalidade discutir e implementar ações de inclusão e permanência de pessoas negras e de fomento à igualdade racial.


Além de se posicionar contrariamente a qualquer forma de discriminação, o escritório busca agir efetivamente no enfrentamento à desigualdade racial. Nesse intento, em 2020, o CMIR aprovou a Política Institucional de Inclusão Racial, cujo objetivo é consolidar e formalizar práticas adotadas pela Manesco, em prol da equidade racial e combate a qualquer forma de preconceito e discriminação.


A Política Institucional de Inclusão Racial é regida pelos seguintes princípios: (i) intolerância a qualquer conduta racista que eventualmente venha a ser praticada por colaboradoras ou colaboradores; (ii) compromisso de igualdade de oportunidades para todas e todos colaboradores; (iii) compromisso de trabalhar para a equidade racial sob as perspectivas de atração, retenção e desenvolvimento de profissionais negras e negros; e (iv) repúdio a qualquer forma de discriminação baseada na cor ou raça a qualquer de suas e seus colaboradores.


Dentre as práticas voltadas à promoção da equidade racial no âmbito da Manesco, foi estabelecido plano de metas relativo à proporção de colaboradoras negras e colaboradores negros nos quadros do escritório. As ações afirmativas mencionadas têm como meta ter 35% de estagiárias negras e estagiários negros na banca até 2023, e 40% até o ano de 2027. Ainda, considerando que a contratação de advogadas e advogados da banca se dá, em sua maioria, dentre o corpo de estagiárias e estagiários formados pela Manesco, o escritório tem como meta ter 10% de suas advogadas associadas e seus advogados associados negros até 2027 e 20% até 2031.


Quanto aos clientes e parceiros (as), a Manesco busca não apenas engajá-los no combate à discriminação racial, mas também orientá-los acerca das últimas inovações legislativas e jurisprudenciais atinentes ao tema. Por meio do acompanhamento das ações afirmativas nas contratações públicas, bem como do monitoramento dos impactos contratuais relacionados à temática da equidade racial, a banca objetiva manter sua rede de contatos a par das práticas antirracistas recomendadas ou exigidas dos agentes privados.

Manesco São Paulo
São Paulo
+ 55 11 3068.4700

Ed. Santa Catarina
Av. Paulista, 287,
7° andar
01311-000, São Paulo, SP Brasil
Manesco Brasília
Brasília
+ 55 61 3223.7895

Ed. Terra Brasilis
SAUS, Quadra 1, Bloco N,
sala 509 - 5º andar
70070-941 Brasília, DF Brasil
Manesco Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
+ 55 21 2263.6041

RB1
Avenida Rio Branco, 01,
sala 2006, Centro
20090-003, Rio de Janeiro, RJ