clipping
litteraexpress
Weekly Newsletter produced by Manesco law office with articles and relevant information.
SEARCH
LAST EDITIONS
NOVEMBER, 16 - 2020
nº 758
PIX debut!
(Foto: ClickrioMafra/Reprodução)
Nicole Katarivas
by Nicole Katarivas
Raquel Lamboglia Guimarães
by Raquel Lamboglia Guimarães

Foi lançado hoje (16.11) o sistema de pagamentos instantâneos - PIX pelo Banco Central do Brasil (Bacen), com aderência de 734 instituições e 71 milhões de usuários cadastrados.

O PIX, sistema que é gerenciado pelo Bacen, possibilita transferências de recursos de forma instantânea e gratuita para pessoais físicas e funcionará sem interrupções (inclusive em finais de semana e feriados).

TED e DOC ficarão no passado! O PIX promete a digitalização das transações financeiras e maior acesso aos serviços bancários à brasileiros que atualmente não possuem.

O Brasil ainda conta com um número muito elevado de cidadãos sem acesso ao sistema bancário. As razões se difundem entre a falta de acesso a rede bancária, alto custo das transações, restrição ao acesso à internet e ao hábito dos brasileiros de utilizar moeda em espécie.

A facilidade do acesso ao PIX adicionado a ausência de cobrança de taxa para operações efetuadas por pessoas físicas tende a gerar maior acesso aos brasileiros “desfinanciados” ao sistema bancário nacional. Como consequência, o consumidor terá maior acesso aos produtos e serviços bancários diferenciados, o que consequentemente tende a aumentar a concorrência no setor.

A maior concorrência, não somente entre os players mais óbvios (os bancos), vem trazendo inovação dos serviços e produtos e novas relações comerciais entre players não tão óbvios, como por exemplo, as parcerias entre as empresas de telecomunicações e as fintechs. As empresas de telecomunicações vem enxergando uma grande possibilidade de negócio com a desconcentração do mercado financeiro nacional. Isso porque, como são capazes de gerar capilaridade aos serviços bancários através de acesso à internet aos usuários, a parceria com as instituições financeiras criam um cenário de “ganha- ganha” e a possibilidade de competir com os tradicionais players do setor. Um exemplo, a parceria entre a Tim e o Banco C6, na qual os clientes que utilizam a carteira digital do banco possuem benefícios no pacote de dados da operadora.

Além disso, as transações financeiras realizadas em um sistema controlado, seguro e rastreável e diminuição da utilização de moeda em espécie é capaz de reduzir drasticamente a incidência de crimes financeiros, tais como lavagem de dinheiro e corrupção.

A partir de hoje, a forma de realizar pagamentos no Brasil será diferente. O maior acesso dos usuários às transações financeiras digitais em um sistema ininterrupto e seguro certamente aumentará a agilidade das transações financeiras e dinamizará as transações comerciais, aquecendo o mercado.

Manesco São Paulo
São Paulo
+ 55 11 3068.4700

Ed. Santa Catarina
Av. Paulista, 287,
7° andar
01311-000, São Paulo, SP Brasil
Manesco Brasília
Brasília
+ 55 61 3223.7895

Ed. Terra Brasilis
SAUS, Quadra 1, Bloco N,
sala 509 - 5º andar
70070-941 Brasília, DF Brasil
Manesco Belo Horizonte
Belo Horizonte
+ 55 31 3582.0285

Ed. Libertas
Rua Sergipe, 925,
salas 801 e 802, Bairro Funcionários
30130-171 Belo Horizonte, MG Brasil
Manesco Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
+ 55 21 2263.6041

RB1
Avenida Rio Branco, 01,
sala 2006, Centro
20090-003, Rio de Janeiro, RJ